Imagem capa - 5 itens que não podem faltar no planeamento do seu de casamento por Quinta da Devesa

5 itens que não podem faltar no planeamento do seu de casamento

Após dizer sim no momento mágico do pedido de casamento uma nova etapa acaba de começar. Quando todo o frenesi do noivado passar é preciso respirar fundo, colocar a cabeça no lugar e começar a pensar no planeamento para o grande dia do casamento. São muitos itens para se preocupar e uma jornada intensa pela frente. Esta nova etapa pode ser bastante estressante, sobretudo em um momento atípico de pandemia mundial, porém é possível tornar tudo mais leve seguindo as dicas do Blog da Quinta da Devesa. Então, papel e caneta na mão para apontar os 5 itens que não podem faltar no planeamento do seu casamento!


1. Deixe os parentes e amigos mais próximos saberem do seu noivado


Muito mais do que simplesmente compartilhar a sua alegria com as pessoas mais próximas de si, deixar as pessoas saberem da grande novidade pode trazer para o seu lado um reforço muito importante. Em todas as famílias e círculos de amizade existem pessoas com habilidades únicas que geralmente irão se dispor a deitar uma mão em um momento tão especial como o seu casamento. Então, não tenha receio de partilhar a boa nova e contar com todos que se dispuserem a ajudar. Acredite, toda a ajuda será bem vinda!


 2. Faça uma Checklist


Pode parecer exagero mas serão muitas coisas para guardar na memória durante todo o processo de casamento. Por isso fazer uma checklist é uma ideia simples mas que faz toda a diferença. Hoje em dia existem inúmeras aplicações gratuitas capazes de ajudar neste processo de planeamento, opções como o Trello por exemplo, que é um app de gestão de projetos, onde é possível criar quadros com tarefas a serem realizadas, classificar por ordem de prioridades e gerenciar em tempo real tanto pelo telemóvel como pelo computador. É possível utilizar uma planilha no Google docs ou fazer uso da tradicional caderneta de anotações. Não importa qual opção vai escolher, o importante é fazer! Comece por apontar as coisas essenciais e depois as menos indispensáveis e estabeleça datas para a realização de cada item.






3. Prepare a lista de casamento com antecedência


Definir a quantidade de convidados com antecedência é um passo fundamental para todo o resto do planeamento. Entretanto, a lista de convidados é sempre um ponto sensível em qualquer casamento, e com sinceridade, é uma das coisas mais difíceis de se fazer. Pensar nas pessoas cujo a presença é indispensável e depois incluir aquelas que não são tão importantes assim, é sem dúvida o primeiro passo, mas acredite irá sempre haver aquele parente que não é tão próximo mas que temos que convidar, aquele amigo do seu noivo que não é tão fixe, ou aquela amiga da sua mãe que lhe viu crescer mas nem faz mais parte da sua vida. Por outro lado, este momento de pandemia pode ter facilitado um pouco a vida dos casais que pretendem casar em 2021. Com as restrições impostas pelo COVID-19 a tendência é que as listas de convidados sejam um pouco mais enxutas. Então só lhe resta convidar as pessoas que realmente ama!


4. Estabelecer um orçamento


Toda gente sabe que realizar uma festa de casamento tem um valor consideravelmente elevado, porém não se trata  de um custo e sim de um investimento para a relização de um sonho. Porém, para que este sonho torne-se real é preciso dispor de um orçamento que permita que este evento seja viável e possível. Procure começar por contratar os serviços essenciais e usar a criatividade para minimizar custos com coisas desnecessárias.


5. Procure um sítio que tenha parceria com vários fornecedores


Toda gente sonha em casar em um sítio perfeito, alguns optam por casar na praia, outros em sítios mais pequenos e intimistas, mas a grande maioria dos casais portugueses sonham em casar em uma charmosa Quinta, com um belo jardim e uma fabulosa área externa, um salão de festas épico e um serviço de catering impecável. Neste caso, para além de todos estas características que listamos acima, é imprescindível que a Quinta a ser escolhida tenha um bom relacionamento com fornecedores de todas as áreas de wedding. Quando existe este estreitamento nos laços entre a Quinta de casamentos e os fornecedores, naturalmente será possível simplificar inúmeros processos e você poderá eliminar alguns dos principais itens responsáveis por grande parte da sua preocupação. Ou seja, a decoração, o buffet, o bolo de noiva e outros itens podem ser contratados diretamente na Quinta, dentro do mesmo pacote, o que irá facilitar muito o seu planeamento.   



Quinta da Devesa - Vila Nova de Gaia - Foto by Profoto Studios 


Agora que já conhece os 5 itens que não podem faltar no planeamento do seu de casamento é só seguir as dicas do nosso Blog, ter um casamento perfeito e serem felizes para sempre!