Imagem capa - Quais as melhores flores para decorar o casamento? por Quinta da Devesa

Quais as melhores flores para decorar o casamento?


Sabe quais são as melhores flores para decorar o seu casamento? Veja aqui o que deve considerar na altura da escolha e as melhores flores para o seu dia especial. Há várias formas de decorar cerimónias, mas a mais comum é utilizar flores. São românticas, delicadas, super coloridas e deixam tudo mais bonito e com um cheirinho a fresco.



A pergunta mais frequente é então, quais as flores para decorar o casamento? Para facilitar esta escolha, temos aqui algumas dicas que te vão a ajudar. E em primeiro lugar temos que saber as circunstâncias da cerimónia para adequar o tipo de flores.


A primeira coisa a ter em consideração é o gosto pessoal, mas devemos pensar noutras situações, por exemplo:


A época do ano: 

Nos meses de fevereiro e maio, as flores são mais requisitadas por causa do Dia dos Namorados e do Dia da Mãe. Por outro lado, durante o inverno, a produção de flores é sempre mais baixa, por isso acaba por aumentar o preço.


O local da festa: 

Para casamentos ao ar livre, é preciso usar flores mais resistentes como lírios, jasmim e lavanda, que acaba por deixar um cheiro mais forte. Por outro lado, festas em espaços fechados, os arranjos podem ser menores e menos quantidade, neste caso menos flores é mais.


A hora do casamento: 

Para eventos durante o dia, as melhores opções de flores para decorar o casamento são flores mais pequenas e em tons pastéis. Por outro lado, durante a noite, as rosas e as orquídeas são boas escolhas.

Não se esqueçam que a personalidade e o gosto pessoal dos noivos devem ser dos principais fatores a considerar. Escolham as vossas flores preferidas para decorar o casamento e transmita ao florista para que ele lhe ajude a encontrar as melhores opções dentro dos vossos gostos e orçamentos.


Vamos então ver agora quais as melhores opções de flores para decorar o casamento.


1. Rosas

Um clássico, as rosas estão sempre presentes. São românticas e bem conhecidas por isso. Para além disso, são flores muito resistentes e com uma paleta de cores enorme. O único problema das rosas é que geralmente não são muito baratas.



2. Gerbera

Os nomes das flores fazem com que sejam praticamente irreconhecíveis. Estamos a falar de uma flor bastante charmosa e com uma grande variedade de cores também. Como são mais fáceis de cultivar, acabam por ser mais baratas. São perfeitas para quem vai casar ao ar livre. Deixam o casamento mais alegre, colorido e delicado.



3. Lisianthus

Se vocês adoram rosas, mas elas acabam por sair um bocadinho do vosso orçamento. Temos uma boa alternativa. Lisianthus é muito parecida com a rosa e floresce o ano todo, ou seja, muito mais baratas que rosas. Isto sem perder toda a delicadeza e romantismo.



4. Copo de Leite

O copo de leite é uma espécie de flor bastante sofisticada e elegante. Os arranjos desta flor ficam sempre altos e imponentes. E por serem raras e nobres, ficam um bocado mais caras.



5. Gipsofilas

Outro nome estranho, estas flores são geralmente conhecidas por dar volume aos arranjos. O melhor é que podem ser usadas em qualquer tipo de casamento e também são muito acessíveis. Pode acabar por juntar por exemplo poucas rosas com gipsofilas, acaba por ficar sempre elegante e bonito, e poupam nas rosas.



6. Flores do campo

São de várias espécies, são flores que nascem espontaneamente no campo e não precisam de muitos cuidados. Alegria e cor estão garantidos no seu casamento se optar por estas flores do campo. Por não ser preciso grandes cuidados, são flores bem baratas que dão um ar mais descontraído aos casamentos.



Esta é a nossa última sugestão de flores para decorar o casamento, mas há imensos tipos de flores para escolherem. Não se esqueçam que as flores devem transmitir a personalidade dos noivos.


Como dica final, deixamos aqui também quais são as flores mais adequadas a cada época do ano:


Verão: Boca-de-Leão; Lírio; Margaridas; Gerbera; Girassol; Cravina; Astromélia;

Primavera: Boca-de-Leão; Girassol; Copo de Leite; Tulipa; Miosófis; Lírio; Hortênsia; Gerbera; Rosa

Outono: Margarida; Cravina; Tulipa; Cravo

Inverno: Orquídeas; Margarida; Copo de Leite; Girassol;

Todas as estações: Lisianthus; Gipsofila; Aster.


O casamento é uma altura muito especial e deve ser preparado com muita atenção. A decoração é um dos aspetos principais de cada casamento, assim como a escolha das flores. Por isso mesmo, esperamos que este post com as melhores opções de flores para a decoração do seu casamento vos tenha ajudado na escolha!


Veja também:

8 IDEIAS PARA SURPREENDER OS SEUS CONVIDADOS NO DIA D

10 IDEIAS PARA A DECORAÇÃO DE CASAMENTOS