Imagem capa - 10 ideias para a decoração de casamentos  por Quinta da Devesa

10 ideias para a decoração de casamentos

Quem está a pensar em casar para o ano, está neste momento à procura das tendências. E por que não fazer um artigo com algumas das melhores tendências no que toca à decoração de casamentos? Queremos deixar todos os casais inspirados com bastantes ideias. Assim, os noivos já podem começar os preparativos para a melhor festa da vida deles.


Já sabemos que as tendências mudam de ano para ano. Em 2017, o estilo shabby chic (bem romântico e feminino) esteve em alta. Em 2018,  foram as cadeiras decoradas, as plantas suculentas e as mesas longas. Em 2019, muitas flores e objetos geométricos. Algumas ideias repetem-se ao longo dos anos e outras ficam para trás. Vamos ver algumas que devem vir com tudo nos próximos anos:


  • Estilo Tropical

A tendência para a decoração de casamento começa com diferentes estilos. Há mistura de flores românticas, como as rosas ou hortências, com cores em tons pastéis. Invista sem medo em plantas em mini-arranjos! Elas dão um toque autêntico e divertido.



Mini arranjos florais dão o toque tropical à decoração (Imagem: Pedro Azevedo Photography)

Estilo Rústico-Contemporâneo


Esta decoração já vem sendo usada há vários anos, mas sempre conquistou um lugar no coração de muitos noivos porque dá sempre a sensação de carinho e aconchego ao lugar. No entanto, para modernizar, o rústico vem acompanhado de um toque contemporâneo.



Tons de madeira e objetos vintage são perfeitos para um estilo rústico-contemporâneo (Imagem: Quinta da Devesa)

  • Moon Gates Florais

Sabem o que são moon gates? São passagens circulares encontradas em muitos jardins chineses, e simbolizam classe e beleza. No entanto, podem sempre customizar ao vosso gosto com diferentes cores e flores.
Quem não gostaria de ter um arco de flores assim na decoração do casamento?



Casamento na Quinta da Devesa com um belo moon gate (Imagem: Pedro Azevedo Photography)

Luzes


Outra tendência que fica sempre engraçada são luzes penduradas para criar um bom ambiente quando chega à noite. Podem ser luzinhas de Natal, cortinas com luzes por trás dando um efeito divino, o teto todo cheio de luzes, painéis iluminados, etc. Opções é o que não falta!



Luzes por todo lado! Tendência para casamentos nos próximos anos (Imagem: Quinta da Devesa)

Minimalismo


O minimalismo baseia-se num aspeto mais limpo e elegante com poucos recursos. O truque é escolher uma palete de cor simples, mas elegante, com no máximo 3 cores, linhas simples, elementos mais geométricos e toques naturais como madeira, mármore e pedra. 



O minimalismo valoriza espaço amplos e discretos (Imagem: Quinta da Devesa)

Arranjos florais não tradicionais


Muitos noivos escolhem não gastar demasiado dinheiro em flores e, por isso, têm recorrido a estes arranjos florais não tradicionais, isto é, que misturam as flores com brotos, folhas e plantas secas. Para quem tem o orçamento reduzido esta é uma excelente opção, porque assim podem caprichar noutros elementos da decoração. Cai muito bem no estilo boho-chic.



Brotos, folhas e plantas secas ajudam a compor a decoração (Imagem: Quinta da Devesa)

  • Catering personalizado

A ideia de servir durante o almoço e o jantar três pratos já está a ficar ultrapassada. Muitos casais têm optado por diferentes opções de ementa. Isto também difere conforme a hora do casamento. Muitos noivos escolhem brunches, aperitivos e cocktails e até mesas temáticas em vez de uma refeição completa. Tudo começou com a grande mesa de sobremesas e agora está-se a espalhar pelo resto da ementa. Há já várias secções como batatas fritas, algodão doce, donuts, sushi, pipocas, tacos… e muitas vezes fica mais barato do que o jantar tradicional.


  • Velas

As velas trazem aquele ar de romantismo a mais para a sua decoração de casamento 2020, mas claro, tudo com moderação. Nada de muito exagero! Algumas velas com aromatizantes leves vão deixar o clima e o ambiente muito mais agradável, além de garantirem um visual lindo.



Velas aromatizantes deixam o clima agradável e perfumado (Imagem: André Furtado Photography)

Placas


Cada vez mais em todos os casamentos vemos pequenas placas com frases que as meninas das alianças trazem, ou que estão pousadas para tirar selfies, ou ainda desejam as boas-vindas ao entrar no casamento. Quem não gosta de ser bem recebido? Estas placas são criativas e ajudam a compor todo o lugar. O mesmo quando se fala das placas de receção que, para além de boas-vindas, transmitem algumas informações importantes sobre a festa, como por exemplo, a hashtag do casamento ou alguma mensagem para os noivos.



As placas podem dar um ar divertido à decoração (Imagem: Quinta da Devesa)

  • Cerimónias circulares

Quando se trata de cerimónias ao ar livre, há poucos casamentos a optarem pela disposição das cadeiras em linhas direitas. O que é mais comum agora são cerimónias circulares, seja para aproveitar melhor o espaço ou para dar um toque pessoal e out of the box.



Uma cerimónia ao ar livre em espaço circular é tendência para os próximos anos (Imagem: André Furtado Photography)


Por fim, é importante relembrar que a decoração de todo o casamento deve ser pensada pelos noivos porque deve ser algo que eles imaginam e gostam. Invistam algum tempo a ver ideias e vão ver que o resultado final vai ficar a vossa cara e vai compensar!


Veja também:

Mini Wedding: como realizar um casamento intimista

Cinco erros que não podes cometer ao escolher a quinta de casamento perfeita