Imagem capa - Como planear a festa de batizado perfeita para seu filho por Quinta da Devesa

Como planear a festa de batizado perfeita para seu filho

O teu bebé já nasceu, queres batiza-lo, mas não sabes o que fazer ou que tópicos ter em consideração? Não te preocupes, nós ajudámos-te com algumas dicas infalíveis durante o processo.


No entanto, convém marcar o evento com alguns meses de antecedência porque é preciso reservar uma data na Quinta escolhida e realizar um curso de preparação com os pais e os padrinhos do bebé.


Eis os tópicos a ter em conta na hora de pensar no batizado:


Decoração:


Geralmente, tanto no convite como nas cores da decoração, utiliza-se o branco acompanhado do azul se for menino, e de cor de rosa se for menina. Mas se quiser optar por algo diferente, sempre pode apostar em tons de dourado, amarelo ou champanhe. 


Na decoração da Quinta para o batizado são utilizadas flores, balões e pormenores que remetam à infância. Já os símbolos que prevalecem são associados à igreja, como pombas brancas que simbolizam o Espírito Santo, anjinhos e até terços. Como é um evento mais “pequeno” não precisa de ter um tema associado.



Flores são sempre opções clássicas para a decoração da mesa do batizado (Crédito da imagem: André Furtado Photography)


Elementos infantis aliados a símbolos religiosos dão um toque especial na decoração da mesa do bolo (Crédito da imagem: Quinta da Devesa)


O que vestir ao bebé?


O ideal é sempre optar por branco, mas se não houver essa opção, escolha uma manta batismal branca para envolver a criança no momento da cerimónia. 


O branco é importante porque simboliza a atribuição da nova vida através da água. Mas muita gente também opta por cores similares, como nude, creme ou bege. 


Esteja atenta ao clima


O clima é importante ao escolher a Quinta para batizado de um bebé. Portugal é muito variável a nível climático e isso pode afetar a escolha do local. O fator climático também influencia muito na roupa, tanto do bebé quanto dos convidados.


Se prefere realizar o evento no verão, convém buscar locais com espaços à sombra e arborizados para as horas de maior calor. Se for no inverno, é fundamental buscar locais fechados para os convidados estarem protegidos do frio.



A Quinta para batizado deve proporcionar ambientes abertos e fechados, de acordo com a época do ano (Crédito da imagem: Quinta da Devesa)


Ementa:


A ementa não precisa de ser muito complexa. As Quintas fornecem sugestões, mas os pais devem ter em considerações os gostos e algumas especificidades dos convidados, como serem alérgicos ou vegetarianos. Mas, o normal é oferecer um prato de carne e um prato de peixe.



Boas opções de pratos de peixe não podem faltar na ementa de batizado (Crédito da imagem: Quinta da Devesa)


E, claro, o bolo de batizado ganha espaço de destaque na decoração! Escolha a massa e recheio que mais apeteça e capriche na decoração tanto do bolo quanto dos doces, com pormenores que remetam ao tema. 



Bolos de batizado e doces devem trazer decorações que remetam ao tema (Crédito da imagem: Quinta da Devesa)


Convidados:


Um batizado é um evento mais íntimo e próximo do que, por exemplo, um casamento. Assim sendo, o normal é convidar os avós do bebé, os padrinhos, os tios e primos em primeiro grau e os amigos mais próximos da família.


Dica: Não é preciso ser uma grande despesa. Pense com cuidado e determine um limite máximo de despesas, o que vai ajudar imenso na hora de definir os detalhes para realizar o batizado perfeito.


O que oferecer num batizado:


É normal os convidados receberem uma lembrança por terem estado presente nesse batizado. Não precisa de ser nada caro ou grande. Algo simples, mas significativo, com a foto do bebé ou com o nome e a data do evento é uma ótima opção de prenda para batizado. 


Há, por exemplo, garrafinhas com água benta, caixinhas com a foto e um terço, compotas de doces, entre outras lembranças que se encontram facilmente em casas cristãs.



A lembrança de batizado pode ser algo simples, mas deve ser significativo (Crédito da imagem: Quinta da Devesa)


Esperamos que estas pequenas dicas ajudem a criar o evento perfeito para celebrarem em conjunto com a vossa família o batismo do bebé. Que a vossa festa seja a melhor!


Veja mais imagens de eventos realizados na Quinta da Devesa